Saturday, January 06, 2007

Consumismo: a Nova Religião

06.01.2007
Espalha-se pelo mundo inteiro a religião do século 21: o consumismo. São impressionantes as catedrais desta nova fé: shopping centers, malls (conjunto de mega-lojas agrupadas em sítios estratégicos), centros de diversões, etc. erigidas não só na pátria do consumismo, Estados Unidos, como na Europa, no Japão, e nas principais cidades do resto do mundo.
Construídos da noite pro dia, com suntuosidade e mau gosto nunca vistos, a fim de atender ao numero cada vez maior de praticantes da moderna religião.
É a religião oficial do Capetalismo (sistema criado pelo capeta). Seu melhor vendedor e símbolo é o Papa Noel, figura bizarra, imortal, indecentemente gordo, criação da multinacional Coca-Cola. A Nova Religião com um clero competente: marqueteiros, a mídia, em geral, o cinema, tudo se presta à difusão das práticas consumistas. COMPRAR é o verbo sagrado para os adeptos, ou consumidores. Para os administradores da nova seita, e para o Alto Clero, o objetivo máximo é VENDER.
Vender é a palavra chave para o sucesso. Vendem-se bens tangíveis e intangíveis: tem os que vendem bens de consumo, outros vendem bens duráveis, etc. Políticos vendem a honra, governantes vendem cargos e influência. Tem o que vendem até a mãe, neste mercado mundial de consumismo.
Para os sedentos de guerra, há um setor de venda de armas que está se tornando o mais importante do mundo. Para os pacíficos e os que procuram a espiritualidade, há mil e uma atividades, livros, teorias, exercícios e lugares sagrados à venda, espalhados por todo o mundo. Tem de tudo para todos. É a Religião Mundial (sem ser Católica) e Única, pois aceita todos os deuses, que são, por sua vez, agentes do consumismo. Nos próximos dias, estarei falando sobre os principais mandamentos e obedecimentos desta nova religião mundial.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home